Sem categoria

Marketing digital: A solução para pequenos negócios durante e após a quarentena

Pequenos Comerciantes Blog

Qual é o impacto da pandemia para os pequenos empreendedores e como o Marketing Digital vai aumentar suas vendas nesse período? 

Você se preparou, pesquisou, investiu, apostou tudo, e … finalmente abriu o seu negócio! Tudo estava caminhando quando fomos surpreendidos pela pandemia do novo Coronavírus. Pode ser que você, como muitos de nós, tenha achado que ia passar rápido, que dava pra aguentar e seguir normalmente uma vez que a vida voltasse ao normal. 

Depois de alguns meses com o movimento baixo, poucas vendas, pouco retorno financeiro… e agora? Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, “A pandemia mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, o que equivale a 31% do total. Outras 10,1 milhões, ou 58,9%, interromperam as atividades temporariamente”. Você se identificou com essa realidade e percebeu que vai ter que se adaptar, mas não sabe por onde começar? 

Para resolver essa questão…

Para resolver essa questão, iniciaremos o nosso artigo te apresentando uma estratégia eficaz que torna o seu empreendimento possível e sustentável mesmo em tempos de crise: digitalize o seu negócio! Utilize a internet e a tecnologia para alcançar seus objetivos com a máxima eficiência. 

Para facilitar o seu entendimento, explicaremos de maneira simples e rápida como você vai rapidamente aumentar seus resultados durante (e também depois) a crise do Covid-19, investindo nada mais que o necessário. 

Use as redes sociais da maneira certa e aumente suas vendas 

Se você ainda não dá a devida atenção às redes sociais do seu empreendimento, garantimos que esse é o momento! Por exemplo, o Instagram é uma ferramenta que te proporciona uma interação enorme com o seu público, e está mostrando um potencial cada vez maior durante o isolamento social. Segundo divulgado pelo Facebook, dono do aplicativo, o Instagram teve um aumento de incríveis 70% no final de março comparado ao mês de fevereiro.  

Você realmente conhece seus compradores? Como saber se está acertando na divulgação, nos produtos oferecidos? A proposta do Instagram é um pouco diferente das demais redes sociais, e por isso você não pode deixar o app de fora do Marketing da sua empresa! Por meio das enquetes, caixas de pergunta, pesquisas de opinião (dentre outras ferramentas) que o Instagram disponibiliza nas suas funções você passa a ter certeza do que o seu público quer, e automaticamente se torna mais assertivo em suas ofertas, que, junto a uma boa frequência de conteúdo, uma interação mais pessoal, mais informal, essas ofertas se transformam em vendas concretas. 

Comunicado oficial do Facebook… 

Em um comunicado oficial feito pelo Facebook no final de abril, a empresa divulgou que houve um aumento de usuários mensais de 11% em relação ao ano anterior, chegando a quase 3 bilhões de pessoas usando pelo menos um dos aplicativos da marca. Isso significa, que no nosso “novo normal” as pessoas estão passando mais horas nas redes sociais, mudando seu jeito de comprar. A internet e suas tecnologias, mais do que nunca, é uma grande oportunidade de negócios, te leva muito mais longe e te apresenta a muito mais possíveis compradores. Então… com as estratégias certas, isso vai te trazer cada vez mais clientes e consequentemente mais lucro. 

Contrate uma empresa de Marketing 

Você deve estar se perguntando se é realmente necessário, se não é possível fazer isso por conta própria ou até pedir praquele conhecido que “entende do assunto”. Mas pensa… você quer mesmo deixar o seu empreendimento na mão de alguém que não seja um profissional? A gente já te diz que não. Entenda: 

Você sabe o que é, na pratica, o Marketing Digital? Sabe a diferença entre Social Media e Gestão de Tráfego? Você sabe como isso afeta o seu negócio, quais as melhores alternativas? O Marketing é o grande responsável pelo sucesso de um negócio e precisa ser feito por quem entende! Explicaremos a seguir. 

O crescimento através do marketing digital envolve um conjunto de ações quais a sua empresa precisa tomar para preencher o espaço online onde seus clientes se encontram. As estratégias objetivam: criar uma identidade (branding) personalizada para se comunicar de forma direta com seu público específico, no momento certo, criando um relacionamento; e assim promover o seu produto de forma mais objetiva e atrair novos negócios, ou seja, vendas.  

Quais estratégias aplicar?

Existem diversas estratégias e técnicas que podem ser aplicadas ao seu negócio dependendo do seu produto, do seu público, do seu objetivo… E ter alguém pra fazer esse estudo e apostar na melhor escolha é a maneira mais segura de fazer o seu marketing, enquanto você pode focar em outras áreas do seu empreendimento fazendo com que ele cresça mais rápido e de maneira mais sólida. 

Um exemplo simples: Social Media e Gestão de Tráfego. Você sabe do que se trata? Conhece as diferenças? Muitos empreendedores confundem as duas coisas, e tendem a achar que são iguais ou que toda empresa que faz um, necessariamente faz o outro…  Quando na verdade, um trabalho de Marketing bem feito requer as duas coisas. 

O Social Media é um serviço ainda pouco explorado pelo comércio local, porém mais comum quando se fala em marketing digital, e consiste, basicamente, na parte estética da sua empresa – o seu branding -, em se preocupar com o seu engajamento, divulgação, parcerias, e pode até impulsionar o seu negócio com aqueles anúncios pagos. Assim, muitas vezes o pequeno empreendedor acredita que seu negócio já está suficientemente inserido no mundo digital, quando na verdade é possível ir ainda mais além, e é aí que entra a Gestão de Tráfego, que é um trabalho mais minucioso e técnico, exige uma série de estudos e pesquisas dentro do seu próprio negócio e também (principalmente) com o seu público, para desenvolver anúncios certeiros que vão atingir exatamente quem você quer, onde você quer, entregando exatamente o que o seu público espera da sua empresa. 

Mas por quê isso é importante?

Simples… Você para de perder tempo e dinheiro investindo em qualquer tipo de anúncio que não vai te trazer nenhum tipo de retorno porque simplesmente não está atingindo seus potenciais clientes. Já imaginou o quanto você teria que trabalhar a mais pra fazer isso sozinho? Percebe o quanto pode deixar a desejar se entregar essa tarefa na mão de qualquer pessoa? Por isso é fundamental que você contrate uma empresa de Marketing! Afinal, você não traz visita com a casa desarrumada, não é? 

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a ter cada vez mais e melhores resultados com a sua empresa nesse “novo normal”. Pense no que um Marketing bem feito pode agregar ao seu negócio e compare com outras fontes. Certamente não restarão dúvidas de que hoje é ainda mais essencial se tornar referência na internet, e de que esse trabalho pode ajudar muito na saúde financeira do seu negócio. 

Entre em nosso site para conhecer os serviços e pacotes que oferecemos! 

Gostou? Siga a gente no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *