Funil de Vendas: por quê ter conteúdo para blog?

Porquê o conteúdo para blog é fundamental no seu Funil de vendas para garantir o sucesso da sua empresa na jornada de compra dos clientes.

A palavra blog, em 2020, pleno século XXI, pode causar um certo estranhamento. As pessoas ainda leem blog hoje em dia? Por quê ter conteúdo para blog? Não é perda de tempo e investimento ter e alimentar um blog? A gente te explica: 

Quando o seu prospect (cliente em potencial) identifica o problema que leva ele a achar a sua empresa, ele tá no seu funil de vendas. Você sabia que no topo e no meio do funil estão cerca de 70% das pesquisas na internet? Ou seja, a maioria dos potenciais clientes. Mas, estes clientes ainda não estão “prontos” para comprar, eles estão em fase de pesquisa. O que significa que têm dúvidas, e essas dúvidas geram objeções e insegurança a respeito da escolha do produto que vai solucionar a dor deles.  

Investir em conteúdo para Blog é fundamental para as ações de Meio e Topo do Funil de Vendas: 

E como você vai conduzir esse cliente nessa jornada até a escolha do seu produto em meio às outras opções? Investindo em conteúdo!  

Embora o blog seja uma ferramenta importante em todas as etapas do funil, é nas duas primeiras (topo e meio) que você vai usar esse espaço para levar o prospect até o final da jornada de compra. Porque esse é o momento em que ele tem a necessidade de aprender mais sobre a solução que você oferece.  

Durante a fase de pesquisa, o cliente quer entender o seu produto. Quais os benefícios, comparar resultados, por exemplo. Em suma: se certificar de que a sua oferta vai solucionar o que ele precisa. E assim, aos poucos, se sentir mais seguro a respeito da sua solução e consequentemente engajar com o produto/serviço e, é claro, com a sua empresa. E é por meio do blog que você vai fornecer a esse cliente em potencial todas as informações pertinentes que serão o diferencial na hora da escolha dele.  

Mostre competência no seu segmento 

Você já entendeu o porquê investir em conteúdo para blog para ter sucesso no seu funil de vendas, mas… que tipo de conteúdo publicar? Como se comunicar com o seu cliente e fazer com que ele consuma mais do seu conteúdo? As estratégias são simples, veja: 

Num primeiro momento, você vai voltar as publicações do seu blog para um conteúdo mais informativo, pensando nos seus clientes do topo do funil. Lembre-se de que eles estão querendo entender o seu produto/serviço! É a hora de ser bem claro e objetivo quanto ao que você vai oferecer pra ele, publicando um conteúdo de fácil e (muito importante) rápida leitura. Algo leve e descontraído, porém assertivo.  

Depois, você precisa pensar em quem passou da primeira etapa e quer saber mais sobre como aquele produto vai solucionar o problema dele. E é aqui que o seu conteúdo passa a ficar mais instrutivo e também demonstrar a sua autoridade sobre o problema e sua solução. Pra isso, você precisa inserir provas de que o seu produto é a melhor opção pro cliente em potencial. Essas provas podem ser: exposição de conhecimento, por exemplo fotos suas em palestras sobre o seu produto; casos de sucesso no mercado de empresas com estratégias similares a sua; dados de pesquisas acerca do seu produto; reportagens a respeito da sua empresa; dentre outras coisas… 

Por fim, o seu blog vai oferecer conteúdo pra quem chegou no fundo do funil: os clientes com maiores e reais intenções de compra! E, por isso, ele está interessado em ouvir falar sobre sua marca. Essa é a hora de mostrar pra ele cases de clientes, depoimentos, reviews de seus produtos/serviços, pois esse tipo de informação é o que vai pesar pra decisão final do seu cliente.  

Qual o tamanho ideal do conteúdo para blog? 

Não existe um consenso sobre essa questão. O que a gente pode afirmar é: o tamanho do seu texto só importa se o seu conteúdo for realmente bom. Produza um conteúdo de qualidade, realmente relevante, do contrário seu texto pode ser curto ou longo, mas não vai aparecer nas buscas e muito menos despertar interesse nos consumidores. 

Até poucos anos atrás, se estimava que o artigo ideal teria entre 300 e 500 palavras. Hoje, o que é sabido é que os artigos mais longos têm obtido melhores resultados. Porém, tudo depende do seu objetivo, e, novamente, da qualidade do seu conteúdo.  

Ou seja: estude seu público, conheça seu produto e invista em produção de bom conteúdo. Dessa forma, o seu blog será uma ferramenta poderosa na hora da conversão de clientes. 

Entre em nosso site para conhecer os serviços e pacotes que oferecemos! 

Gostou? Siga a gente no Instagram

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial