Conversão em e-mail: 4 importantes dicas para sua empresa!

Conversão em e-mail: 4 importantes dicas para sua empresa! 

Quando a conversão em email acontece, significa que o objetivo foi alcançado. Quando as pessoas realizam a ação que você propôs, por exemplo “clique aqui”, é sinal de que a campanha está no caminho certo!  

Novas estratégias de marketing surgem, redes sociais vêm e vão, mas o E-mail Marketing continua lá. Embora sua morte tenha sido decretada várias vezes, esse canal continua entregando excelentes resultados. 

As taxas de conversão em e-mail, aliás, costumam ser mais altas que em outras estratégias digitais. 

Isso significa que você tem uma grande oportunidade em mãos. O e-mail é um dos principais canais de contato com o consumidor em toda a jornada de compra. Então, você pode usar essa ferramenta para construir relacionamentos e gerar as conversões que precisa em cada etapa. 

Mas não estamos falando apenas de vendas. Pra além disso, conversão em e-mail é quando o usuário faz o que você queria que ele fizesse independente de ser um cadastro, uma compra, um clique… 

O que é taxa de conversão em email? 

A taxa de conversão em e-mail mede o percentual de leads inscritos que realizaram a ação proposta naquele e-mail. Quanto mais alta for a taxa de conversão, mais a sua campanha se mostra eficaz.  

No Email Marketing, as empresas devem nutrir o relacionamento com os clientes, ao invés de só tentar vender seus produtos/soluções o tempo todo. Dessa forma, a conversão em e-mail pode sim ser uma venda, mas também pode ser o download de um material, o preenchimento de um cadastro, a solicitação de um orçamento, o clique em um link, dentre muitas outras ações. 

Porém, para definir o que é a conversão em um e-mail, é preciso saber primeiro qual é o objetivo daquele envio. Por exemplo, se o objetivo é o download de um ebook, o clique no link para o blog não conta como conversão. 

Por que a conversão em e-mail é tão importante? 

Cada conversão significa que o consumidor deu mais um passo na sua jornada de compra, e consequentemente e mais um passo da marca em direção aos objetivos com a estratégia marketing. 

Portanto, a conversão é um dos indicadores que ajudam a identificar o que funcionou ou não na campanha de e-mail marketing e, logo, a orientar as próximas estratégias. 

Mas, apenas o número absoluto de conversões pode enganar. Pode ser que você fique satisfeito, por exemplo, com 50 leads gerados em um envio. Mas, será que isso é realmente bom? Se você enviou para 500 pessoas, é um percentual alto (10%), mas se enviou para 5.000, o percentual é baixo (1%). 

Dessa forma vemos por que é importante medir a taxa de conversão. É ela que traz essa visão relativa entre o número de conversões e o número de inscritos na lista de e-mails. Assim, você tem um indicador mais preciso, inclusive, um dos indicadores mais usados nas campanhas de E-mail Marketing. 

Veja 4 dicas importantes para sua empresa aumentar a taxa de conversão em e-mail:  

1. Mantenha seu conteúdo interessante 

Se a sua empresa for mais uma no mercado querendo vender qualquer coisa, a qualquer custo, há grandes chances de seu e-mail ser ignorado e cair na lixeira. Se tratando de E-mail Marketing, é necessário apresentar uma proposta que realmente tenha valor para o seu consumidor. Ou seja, clara e relevante, de acordo com a etapa da jornada de compra em que ele se encontra.  

Por isso, nem todo e-mail precisa necessariamente gerar uma venda. O que ele precisa é ter um propósito para o leitor naquele momento. 

2. Se certifique que está enviando para as pessoas certas 

Sua empresa já definiu o público-alvo para cada envio? É inviável ter uma campanha de E-mail Marketing sem fazer segmentação da base de e-mails.  

E-mail é um tipo de marketing conhecido como one-to-oneOu seja, de pessoa para pessoa, precisa conversar com os gostos, dúvidas e problemas dos consumidores. Assim, é possível segmentar os envios de acordo com os interesses da pessoa, sua localização, compras anteriores, tempo de inatividade etc. São muitos os critérios para segmentar a base e enviar mensagens relevantes para as pessoas certas. 

3. Mantenha uma boa frequência de envio 

Enviar muitos e-mails, um atrás do outro, pode ser incômodo. Porém, demorar demais para enviar o próximo e-mail pode fazer com que seus clientes acabem esquecendo de você. 

Então, é preciso definir uma frequência adequada para o seu tipo de público e informá-los quando eles vão receber seus e-mails. Melhor ainda é quando eles mesmos podem escolher a frequência de envio. 

4. Teste o email antes de enviar 

Os testes A/B são uma ótima ferramenta para quem deseja aumentar as taxas de conversão em e-mail. Você pode fazer um envio para uma pequena parcela da base, testar a variável em questão e identificar qual versão gera mais conversões. 

Depois, é só enviara versão mais bem sucedida para toda a sua base para ter mais resultados. 

Gostou? Veja nossos pacotes e ofertas em nosso site, e nos siga no Instagram para mais conteúdos. 

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial