De Seguidor à Cliente dos Sonhos em 4 passos simples!

Gestão de Seguidores: 4 Passos para transformar seu Seguidor em Lead, e então em Cliente dos Sonhos!

Você sabe o que é Lead? Conhece a importância de fazer a gestão de seguidores? Entenda, em 4 passos, o conceito e como fazer corretamente a gestão de lead. Guiando seus seguidores na jornada de compra, e rapidamente, tornando-o seu cliente dos sonhos! 

Você tem um bom número de seguidores, visitantes mensais, mas não está alcançando um número tão bom de resultados? Algo nesse caminho não está funcionando como deveria… Talvez você não esteja fazendo a gestão de lead corretamente.  

Tá… Mas o que é Lead? É uma oportunidade de negócio! Um cliente em potencial. Alguém que se interessou pelo seu produto, forneceu suas informações de contato. Por exemplo, nome e e-mail, em troca de ofertas da sua empresa, por exemplo, conteúdo educativo…  

A partir do momento em que um Lead demonstrou interesse no seu segmento, provavelmente gostaria de ouvir mais. Agarre a chance de falar sobre o seu produto/serviço. 

Essa é uma estratégia muito importante para grande parte das empresas. Se combinado com as diversas técnicas de atração existentes, uma gestão de seguidores bem feita transforma os resultados do seu negócio. Com o Marketing Digital te ajudando a filtrar os leads entre quente, frio e morno é sucesso nas vendas.

 Quer entender melhor sobre gestão de leads? Nesse artigo, vamos explicar do que se trata e levantar os aspectos vitais para alcançar sucesso com essa estratégia. Veja: 

O que é Gestão de Lead? 

Antes de qualquer coisa, vamos alinhar o conceito de gerenciamento de lead:  

De forma bem didática…

É uma série de ações utilizadas nas etapas do Funil de Vendas com o objetivo de guiar o seu potencial cliente pela jornada de compra

Porém, essa gestão depende de você definir e conhecer o seu potencial cliente. Como? Entendendo como ele pensa. Como faz suas compras, as coisas que gosta e que desgosta, os objetivos que tem, seus hábitos, e, principalmente, quais os seus problemas! 

Pra além disso, uma boa gestão de leads traz outras vantagens para a sua empresa, por exemplo:

  • Permite atrair e reter o prospect que ainda não se encontra no momento certo da compra;
  • Aumenta o número de oportunidades de fechar o negócio. Pois permite que você estruture melhor todo o seu processo de prospecção e de qualificação de leads;
  • Melhora a produtividade do seu time de vendas e aumenta a motivação deles. Uma vez que, se bem feita, a gestão de leads evita a entrada de leads que, por vários motivos, jamais se tornariam clientes da empresa;
  • É capaz de fazer crescer a fidelização dos clientes, a partir da relação de confiança estabelecida;
  • E, por fim, vai melhorar a experiência do cliente como um todo… com a sua empresa, produtos e serviços. 

Por que eu devo gerenciar Leads? 

Em primeiro lugar, porque isso te proporciona uma aproximação com o público-alvo. Uma boa gestão de leads é capaz de envolver seu potencial cliente com naturalidade. Isso faz com que ele confie na marca, o que otimiza os processos e compra. Melhor ainda, barateia muito o custo de aquisição de clientes comparado aos métodos tradicionais.  

A jornada de compra muitas vezes é longa. Envolve uma comunicação mais consultiva feita em etapas, que são, basicamente:

  • O reconhecimento do problema
  • A avaliação
  • O comparativo das opções
  • O fechamento negócio. 

Durante esse processo, o lead busca uma grande quantidade de informações. Então, logicamente, quanto mais conteúdo o seu empreendimento produzir para ajudá-lo a percorrer a jornada de compra, maior é a chance de conversão no final.  

Transforme seu visitante em cliente dos sonhos em apenas 4 passos, fazendo o gerenciamento de Lead: 

1- Gerar Lead 

O primeiro passo nessa gestão pode parecer óbvio, mas é bem importante: fazer com que seu seguidor, seu visitante, vire um Lead.  

Você pode fazer isso de diferentes maneiras, como por exemplo, e-mail; webnars; mídia social; anúncios pagos; uma landing page que capture os dados desse potencial cliente em troca do fornecimento gratuito de conteúdo realmente rico e relevante para a vida do seu cliente em potencial; pesquisando em outras fontes dados de pessoas que seriam clientes desejáveis e entrando em contato com elas, etc…  

Um bom sistema de gestão de leads garante que cada lead seja automaticamente alimentado no sistema a partir desses formulários da web, bate-papo e e-mails. Ele identifica também a origem do contato, assim você consegue saber quais campanhas de marketing estão funcionando melhor e te dando mais retorno sobre o investimento

2- Distribuir Leads: 

Não adianta de nada você capturar leads, gerar neles o interesse sobre o seu produto e não fazer uma distribuição estratégica depois… Vai acabar perdendo as vendas. 

Você precisa fazer a distribuição pensando no perfil do seu lead. Na etapa do Funil de Vendas que ele se encontra, isso é o que vai definir que tipo de conteúdo você vai disponibilizar pra ele.

Um bom sistema de gerenciamento de leads deve ter a capacidade de direcionar automaticamente esses leads a etapa correta do funil de vendas. Na maioria das vezes, quando a empresa consegue entrar em contato com um lead antes da concorrência, ela tem uma vantagem competitiva definitiva. Isso reduz significativamente o tempo de resposta na decisão de compra do lead. 

3- Nutrir Leads: 

 A grande verdade é que nem todo lead vira um cliente. Infelizmente, nem todos estão prontos pra compra… E, por isso, fazer a nutrição é essencial pra esse processo. 

Nessa etapa, envie campanhas de incentivo para esses leads, eduque e demonstre o valor. Ou seja, mostre os benefícios de seu produto/serviço oferecendo um conteúdo relevante. Faça com que eles sigam em frente no processo de tomada de decisão. Afinal, nem todo lead vira um cliente… na hora. Mas isso pode mudar num futuro próximo. 

Ainda, quando você sabe o por quê de um lead não estar interessado em realizar uma compra, você já tem a resposta para atraí-lo. Esses, provavelmente representam a maior parte dos leads em seu banco de dados. 

E até mesmo se alguns deles nunca comprarem, mas tiverem tido uma boa experiência com seu atendimento, conteúdo, talvez um ebook ou alguns brindes, você ganha um defensor da sua marca e muito provavelmente um divulgador gratuito do seu empreendimento. 

4 – Converter leads em clientes dos sonhos! 

Agora é a hora de efetivar a venda. Você pode fazer isso de duas formas:

Uma é disponibilizando online um link onde o lead possa clicar para efetuar a compra, juntamente com uma chamada forte e persuasiva pra essa ação.

E a outra é entrando em contato direto via telefone ou pessoalmente com esse lead. Mas, se essa for a sua opção, analise quais são os leads mais qualificados. E, também deixe claro que esse contato só está acontecendo porque foi percebido uma grande aproximação entre ele e a empresa.

E, ainda, busque saber mais profundamente as necessidades dele, mostrando como a solução que você oferece vai ajudá-lo.  

Agora que você já sabe o que é lead e como se faz a gestão que vai te levar ao sucesso de vendas… Aproveite pra entrar em nosso site conhecer os serviços e pacotes que oferecemos! 

Gostou? Siga a gente no Instagram! 

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial