Marketing de Engajamento: 6 Dicas para Bombar Seu Negócio!

A essa altura, você já deve saber que as redes sociais são extremamente importantes para toda estratégia de marketing de engajamento por aumentarem a visibilidade dos negócios e oferecerem a oportunidade de expandir o engajamento com os consumidores. 

Entretanto, somente estar nelas não traz bons resultados. É preciso estar ativo e em constante interação com o público. 

O que é, na prática, o Marketing de Engajamento? 

O marketing de engajamento atrai as pessoas contando histórias. Com isso, gerando conversas e abordando as necessidades e interesses do público-alvo. Essa atitude realiza uma aproximação que estabelece interação com a sua marca e com o que ela diz. 

Criar um diálogo com o lead para ajudá-lo a tomar uma decisão de compra, é um papel da sua empresa. 

Adotar uma estratégia eficiente nas mídias sociais é vital. Só assim você consegue curtidas, comentários e compartilhamentos. Ou seja, o engajamento! Que é o que vai criar um espaço realmente capaz de alavancar as suas vendas e os seus serviços.  

Por que o engajamento nas redes sociais é importante?  

Os seguidores engajados formam um público que gosta e confia na sua marca, e são a base para uma comunidade que vai curtir, comentar e compartilhar as suas publicações. 

Com alguns fãs, você já consegue alguns benefícios, como: 

É um ciclo contínuo que te faz conquistar tais vantagens. E, quanto mais atenção sua empresa der a quem já a segue, mais seguidores chegarão até ela. 

Essa continuidade depende de um relacionamento duradouro. E pra isso, é necessário estar presente e manter um diálogo, dizendo o que a sua marca quer e escutando o público na mesma proporção.  

Engajamento é uma ação voluntária de participação em determinada atividade. Ou seja, quando alguém se envolve com algo por vontade própria. 

Nas redes sociais, se define o engajamento como uma estratégia para se aproximar da audiência e interagir com ela. Por exemplo, se seguidores veem uma publicação e comentam, compartilham e a recomendam a outras pessoas na rede. Essas são ações próprias de uma audiência engajada. 

Como aumentar o engajamento nas redes sociais? 

Sem um planejamento, seu feed provavelmente vai ter posts desalinhados, e apenas alguns com um resultado legal. As mídias sociais devem ser consideradas a longo prazo. Ou seja, não é suficiente estar lá e publicar de vez em quando. 

Por isso, vamos apresentar 6 estratégias que você pode adotar para diversificar suas publicações e deixar as suas redes sociais coerentes com a sua marca! 

1- Conheça a sua persona 

Quando falamos em conhecer o público, estamos nos referindo a ir além de apenas dados demográfico, orientação sexual e idade. É preciso conhecer a fundo seus clientes. Ou seja, também seu comportamento, objetivos e necessidades. 

Persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. É a criação de um personagem que tenha relação direta com quem a sua empresa deve dialogar. 

Mas, lembre-se: a sua empresa não precisa estar em todas as plataformas. Concentre os seus esforços nas que tenham maior chance de interação. 

2- Compartilhe conteúdos relevantes 

Os textos têm um grande poder na aquisição de leads, principalmente hoje em dia, na era das redes sociais. 

Primeiramente, é preciso pensar onde a sua persona precisa de ajuda. E assim fazer com que ela chegue até a sua empresa de forma amigável e, depois, colocar o seu produto ou serviço como a solução.  

Compartilhe conteúdos próprios e que possam acrescentar algo relevante aos seus clientes. Seja por meio de tutoriais ou da explicação de uma dúvida, por exemplo. 

Assim, você aumenta o seu alcance nas redes sociais, otimiza as conversões no blog e, consequentemente, aumenta o tráfego.  

3- Seja visual 

Conteúdo visual é mais consumido e tem um alcance bem maior. Logo, invista em produções audiovisuais, como GIFs, vídeos e imagens. 

Quanto aos vídeos, poste nas próprias plataformas, como o Instagram, Twitter e Facebook. Além disso, para diversificar as suas atividades em cada rede social, uma ótima saída é reaproveitar textos e transformá-los em banners e infográficos

4- Tenha um calendário de publicações 

Um calendário bem definido é muito necessário. Afinal, nem todo dia você terá uma ideia brilhante, não é? Então, programe-se! 

É extremamente recomendado deixar tudo preparado com antecedência, dialogando com o lançamento de um produto ou com um conteúdo novo no blog. 

É preciso explorar oportunidades nas redes sociais. Então, se sair alguma notícia impactante, tenha certa flexibilidade para incluir novos assuntos no seu calendário e se manter atual. 

5- Realize pesquisas e enquetes 

Pesquisas e enquetes são formas simples de aplicar de fato o marketing de engajamento. Além disso, os seus resultados podem ajudar você a ter mais domínio sobre quem são seus clientes. Essas informações podem ajudar você a tornar suas campanhas ainda mais eficazes. 

As pesquisas demonstram que sua empresa se preocupa com o que os clientes realmente querem. Isso estreita o relacionamento e contribui para as ações de marketing de engajamento. 

6- Faça um atendimento de excelência 

É comum ver pessoas usando as redes sociais para reclamar ou elogiar uma empresa ou serviço, esse movimento é chamado de SAC 2.0. 

Nelas, é possível resolver a demanda do consumidor e ainda melhorar a sua percepção de mercado. Você pode, por exemplo, criar um canal de suporte. O importante é ser sempre rápido e gentil com quem chega até lá. 

Mas, não use o atendimento só para lidar com problemas. Seja presente e interaja agilmente com quem engajou com a sua marca. Não importa de foi por uma reclamação, um elogio ou uma dúvida. Mostre que você está lá e que se importa de fato com o consumidor. Além disso, evite respostas frias e seja humano, pois as redes sociais trabalham com uma dinâmica de relacionamentos. 

Gostou das dicas? Acesse nosso site e veja nossas ofertas e pacotes, e nos siga no Instagram para mais conteúdos. 

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial