Experiência do usuário: como impacta as vendas? 6 dicas para a sua empresa

A experiência do usuário (em inglês, User Experience – UX) é essencial para o sucesso do seu negócio. Hoje, tão importante quanto marcar presença na web é ter uma página que ajude a converter mais. Os seus clientes em potencial não querem apenas o melhor preço. Eles também procuram um site que ofereça uma navegação fácil, rápida e objetiva. E a verdade é que nenhum usuário quer esperar o carregamento de um site, principalmente em um cenário dominado pelo boom dos dispositivos móveis.  

O que significa a experiência do usuário, na prática? 

A experiência do usuário é tudo o que acontece desde o contato de um cliente com algum elemento da marca. Desde uma peça de marketing até um produto. Ou seja, é a vivência de uma pessoa ao utilizar seu produto ou serviço e isso também é sobre como ela se sente.  

Quando um visitante acessa o seu site e fica satisfeito com a experiência, há muito mais chances de ele voltar à página, efetuar uma ou mais conversões e ainda indicar a empresa para seus colegas.  

Conheça os 4 pilares da experiência do usuário 

  • usabilidade: o site deve ser simples de navegar; 
  • acessibilidade: o acesso ao material deve ser facilitado; 
  • funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada; 
  • utilidade: o conteúdo precisa ser útil. E, claro, estar à disposição do usuário. 

Entenda os benefícios de uma boa experiência do usuário  

Gera uma boa impressão 

Se a experiência não for boa de primeira, o usuário não volta ao site. Ninguém gosta de perder tempo com uma página que não carrega ou com comandos que não respondem, não é mesmo? Por isso, ter um site bem elaborado é essencial. 

Ajuda a converter visitantes em clientes 

Um número alto de visitas em sua página é um bom sinal. Porém, desde que venha acompanhado de uma boa taxa de conversão, certo? É pouco eficaz atrair um potencial cliente se falhar na hora da conclusão da compra. O que pode acontecer em razão de um pop-up indesejado ou de um formulário longo demais, por exemplo.  

Fideliza os usuários 

Se alguém tem uma experiência positiva em um site, a tendência é contar para seus conhecidos e, claro, nas redes sociais. Real ou virtual, o famoso boca a boca continua sendo o melhor marketing que uma empresa pode ter. É decisivo na hora de definir uma compra. 

Como melhorar a experiência dos seus usuários? 

1. Conheça a fundo o seu consumidor  

O primeiro passo é conhecer bem as características e o comportamento online do seu público. Dessa forma, é possível minimizar e até mesmo antecipar alguns possíveis problemas ao longo da jornada de compra. Assim, aumentando as chances de conversão, que vai economizar tempo e dinheiro.

2. Ofereça conteúdos realmente relevantes 

Quando o seu site apresenta conteúdo de qualidade, você não só chama a atenção do internauta. É possível educá-lo e, principalmente, conquistar a sua confiança. Por isso é tão importante investir em marketing de conteúdo! Crie um blog, disponibilize materiais sobre os problemas que a sua empresa busca solucionar.

3. Simplifique os processos 

Um exemplo de barreira desnecessária presente em muitos sites, principalmente em e-commerces, são os cadastros muito longos. Uma boa experiência do usuário é sobre tornar o mais fácil possível a interação do público com a sua marca.  

Um plano sólido para aprimorar a experiência do usuário é essencial para qualquer empresa que queira melhorar seus resultados e crescer no mercado. Portanto, reformule os processos da sua marca para oferecer mais qualidade aos seus clientes.

4. Tenha um design responsivo 

Acessar um site que não funciona corretamente no celular pode ser um fator decisivo para o cliente não voltar mais. Ter um layout responsivo é essencial para uma boa experiência do usuário. 

Um site responsivo deve ser capaz de abrir e funcionar adequadamente em qualquer tamanho de tela e tipo de aparelho. Também significa oferecer a esses dispositivos as mesmas funções que alguém no computador teria acesso. 

Além disso, o Google dá preferência a eles em seus resultados de pesquisa. E, como o buscador é responsável por uma parte significativa do tráfego, abrir mão dessa vantagem seria inviável. 

5. Realize testes 

Não tenha medo de fazer testes para descobrir tudo aquilo que convence mais o seu público a realizar a ação que você deseja. Embora seja útil conhecer como são feitos os testes das empresas que atuam no seu mercado, uma boa dica é investir tempo para montar os seus. Afinal, não existe uma única fórmula mágica para otimizar as conversões do site da sua empresa. 

6. Tenha um atendimento de excelência 

Uma grande parte de uma boa experiência do usuário vem daqueles momentos em que ele precisa interagir com a marca. Todas essas interações precisam ser positivas para que ele tenha uma boa impressão e se fidelize. Portanto, não demore muito para responder às solicitações e tenha um atendimento humanizado.  

Há diversos aspectos da sua empresa que influenciam na experiência do usuário. São detalhes que podem passar despercebidos por você, mas que possuem um impacto decisivo para o seu público. Portanto, é essencial dedicar tempo e atenção para trabalhar nisso.  

Se parece muito difícil ou trabalhoso, a solução está em contratar uma agência de marketing. Contar com profissionais especializados é a melhor alternativa para que as ações sejam planejadas e executadas da maneira correta. Aproveite todo o potencial dessa parceria para se destacar cada vez mais no seu mercado! 

Gostou? Acesse nosso site e veja nossos pacotes, e nos siga no Instagram para mais conteúdos.  

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial