Funil De Vendas: Esse Passo A Passo é o diferencial para aumentar as suas vendas.

Você já digitalizou o seu negócio, mas não está tendo o retorno desejado? O Funil de Vendas é uma estratégia essencial para a sua empresa. E, esse passo a passo pode ser o diferencial para aumentar suas vendas e solidificar sua marca no mercado.

Entenda: 

O funil de vendas é uma das estratégias primordiais do Marketing Digital. Ele garante que o seu cliente em potencial se sinta assessorado e seguro durante o processo de tomada de decisão. O que aumenta consideravelmente os resultados comerciais da sua empresa, pois um cliente que está satisfeito com a experiência, muito provavelmente vai fechar negócio. Sem um funil bem definido e monitorado, você provavelmente está perdendo clientes. 

Para evitar esse insucesso, nós vamos te explicar exatamente o que é e como funciona um Funil de vendas! E também deixar dicas valiosas ao longo do artigo sobre com que tipo de conteúdo você deve alimentar o seu funil. Vamos lá?! 

O que é um Funil de Vendas? 

O funil de vendas é um modelo estratégico que vai te ajudar a visualizar o caminho a ser percorrido pelo cliente. Desde o primeiro contato com o seu negócio, até a venda. E, inclusive, em alguns casos, pra além dela. 

Mais do que isso, o Funil é um meio de você conduzir o seu cliente por essa jornada. Educar o seu cliente a respeito da sua marca. Isso permite que você crie um relacionamento com esse cliente. Isso estabelece confiança, que é o que na maioria das vezes, além de garantir a venda, fideliza quem está comprando. E, se muito bem feito, garante o melhor marketing de todos os tempos: o boca-a-boca.  

Entenda o passo a passo: 

O ato de comprar não vem de um processo rápido. Ele tem etapas, e é durante essas etapas que fica claro o quão próximo o cliente realmente está de comprar… Por exemplo: A pessoa que descobriu seu produto agora, está menos pronta para comprar do que a pessoa que até já leu as avaliações do seu site. Durante esse artigo vamos explicar as etapas e te ajudar a identificar em qual delas se encontra cada um dos seus clientes. 

1- O Topo do Funil 

Até aqui, a pessoa simplesmente desconhecia sua própria dor ou necessidade. Por isso, é conhecida como a etapa da consciência. Ou seja, ela não buscava nenhum tipo de serviço ou produto como o que você oferece, justamente por não saber da existência dessa demanda. 

Porém, no momento em que descobre, ela automaticamente começa a pesquisar sobre ele. E essa é a hora de se afirmar como especialista. Como? 

Simples: ofereça conteúdos que ajudem seu visitante a diagnosticar essa falta e compreendê-la, fazendo com que a qualquer dúvida que tenha procure por você. Geralmente essas pessoas não possuem nenhum tipo de informação sobre a questão delas. Então, você pode educá-la com materiais relevantes, bem ricos! Assim, transformando-as em leads (se você não sabe o que são leads, temos um artigo explicando), e consequentemente fazendo-as andar pelo funil. 

2- O Meio do Funil 

Em que momento o cliente em potencial deixa de estar no Topo e passa pro Meio?  

Quando ele reconhece o problema. 

Aqui, o seu visitante já pesquisou bem o assunto e admitiu a existência da demanda. Logicamente, procura a melhor maneira de solucioná-la, e você é quem vai ofertar técnicas e dicas que o ajudem. Nessa etapa, ele já interagiu com o seu conteúdo. E, muito provavelmente forneceu informações básicas como nome e e-mail, ou telefone de contato, em troca de algum conteúdo. 

Uma vez que o lead ainda está incerto sobre como pode resolver seu problema, ele passa a considerar soluções variadas. Porém, tem dúvidas sobre a opção correta para seu caso. 

Uma alternativa simples e eficaz para proporcionar uma boa experiência para o seu cliente, é a sinceridade. Se não for o caso de comprar um produto (mesmo que seja o seu), deixe-o saber. Apresente outras alternativas, ofereça novos conteúdos, qualifique-o, consiga ainda mais informações a respeito dele. Deixe nítido que seu objetivo é ajudá-lo, não simplesmente vender a qualquer custo.  

Lembre-se: ele pode não fazer a compra no momento… Mas, se confiar em você, quando (e sempre) que precisar do seu serviço ou produto, vai voltar e realizar a compra sem objeções. 

3- O Fundo do Funil 

Se o seu lead chegou aqui, significa que ele está qualificado para a compra e tem um grande potencial de fechar negócio. 

Ele já se deu conta de que tem um problema. E, principalmente, de que não está apto a resolvê-lo sozinho, concluindo assim que precisará contratar um serviço. 

Depois de tanta pesquisa, e algumas comparações com outras empresas, ele vai finalmente decidir pela alternativa que acredita ser a melhor, fechando assim e se transformando em cliente. 

Portanto, se você seguiu corretamente o processo do funil, ele já te tem como referência de mercado, aquele alguém em quem ela pode confiar para negociar. Isso significa que chegou a hora de provar que ele está correto e fechar a venda e o funil! 

Ficou claro agora o quanto investir no Funil de Vendas é essencial pra saúde do seu negócio?  É uma estratégia que solidifica sua marca, que traz segurança, você tem total controle do que acontece entre a empresa e o cliente, ficando muito mais fácil identificar falhas, problemas, e consequentemente lidar com esses percalços com muito mais clareza e facilidade! 

Agora que você já conhece a importância do funil de vendas, aproveite pra entrar em nosso site conhecer os serviços e pacotes que oferecemos! 

Gostou? Siga a gente no Instagram! 

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial