Como gerar autoridade na Internet em apenas 4 passos

Diante da concorrência que é o mundo virtual, se o objetivo é conseguir destaque na internet, o diferencial para evidenciar um negócio é saber como gerar autoridade na internet. Mas… Por quê? 

A maior consequência de gerar autoridade na internet é deixar a sua marca na mente de seu público-alvo. Ou seja, se tornar referência quando o assunto é um certo nicho, produto ou serviço.   

O termo autoridade demonstra que a empresa, possui domínio, e, para além disso, credibilidade sobre o assunto. E, o seu público-alvo precisa reconhecê-la em sua marca. Esse reconhecimento requer uma trajetória, apenas a vontade não é suficiente. 

O que realmente significa criar autoridade na internet? 

Ser reconhecido, respeitado, e principalmente, lembrado quando determinado assunto surgir em uma roda de conversa, por exemplo. Esse reconhecimento significa que o seu conteúdo é respeitado. Ou seja, você se torna uma referência. A primeira opção de fonte de informação tanto para anunciantes, quanto para os clientes.  

A importância da autoridade na internet 

Naturalmente, as pessoas têm a necessidade de se sentirem seguras para a decisão de fechar um negócio. Se colocadas diante de uma empresa que é referência no mercado e outras que são praticamente desconhecidas, a probabilidade é de que comprem da mais respeitada. 

Criar uma aproximação com o público-alvo é uma das maneiras de gerar autoridade. Esse reconhecimento não é apenas um fator que leva o possível cliente à decisão de compra, ele é parte de um processo duradouro. E com certeza um dos fatores respondáveis pelo crescimento da empresa.  

 Entretanto, a decisão de compra não é só o que importa… Encontrar sua p em mecanismos de busca, utilizando as técnicas de SEO, também conta muito. Esses mecanismos, estão sempre procurando sites que trarão a melhor experiência para o usuário. Ou seja, que possuem autoridade no assunto.  

Por fim, ser referenciado em outros sites, ou blogs, é um grande exemplo de autoridade, isso demonstra que sua empresa possui domínio sobre tal assunto. A autoridade é capaz, por exemplo, de proporcionar tráfego orgânico para o seu negócio, o que é extremamente importante.  

Como criar autoridade na internet em 4 passos? 

É preciso desenvolver um plano de ação focado em gerar autoridade. E é isso que vai fazer com que sua empresa seja referência naquilo que propõe, e consequentemente te trazer mais clientes e melhorar seus resultados. Entenda 

1 – Focar no seu público: 

Como vimos nesse artigo, a construção de autoridade depende de um relacionamento com o público-alvo, que possui valores e visões específicas. Por isso é muito importante entender de fato quem é esse público e falar diretamente para ele. Reconhecer as suas necessidades, identificar o que eles esperam da sua empresa. A sua autoridade se baseará em como o seu produto/serviço atende às necessidades de seu cliente, sempre movendo suas ações para esse sentido. 

2 – Presença nas redes sociais: 

Quanto mais plataformas puder alimentar, melhor para o crescimento da sua empresa e a consolidação da sua autoridade. A maneira mais prática de manter essa presença é ter um planejamento de postagens regulares. Ou seja, um cronograma, pautas, editoriais e ações de marketing. Para isso, o melhor é investir em Marketing de Conteúdo, contrate uma empresa especializada para poupar tempo e ser muito mais efciente. Se seu objetivo é ser autoridade no assunto ou nicho em que atua, o marketing de conteúdo será seu aliado. Forneça conteúdos informativos sobre os problemas de seu público, e suas soluções. Isso trará muitos acessos e referências. Seja original! Não copie ou replique outros conteúdos.  

3- Sempre utilize técnicas SEO: 

Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que vão otimizar o site ou blog. Isso significa melhorar o posicionamento no ranqueamento de busca orgânica dos sites de pesquisa, ou seja, faz com que seu site apareça na primeira página de resultados. Usar SEO ajuda a manter a visibilidade dentre as muitas opções existentes no mundo virtual. 

4 – Esteja acessível: 

É muito importante estar aberto ao diálogo e principalmente atento às reclamações ou comentários de seus clientes. Isso mostra a importância deles para sua empresa. As redes sociais são uma excelente opção para manter esse contato. 

Compreender todos esses passos e estabelecê-los como prioridade é o que torna a conquista da autoridade possível para o seu nicho. Não é um percurso fácil, especialmente no âmbito virtual, onde há tantas opções de conteúdo. Mas, para além de estabelecer confiança e reconhecimento, é necessário criar um relacionamento com seu público. 

Criar autoridade é um longo caminho, mas possui inúmeros benefícios para a empresa.  

Por isso, não deixe de investir nas ferramentas certas de marketing digital. Veja nossos pacotes e ofertas e nos siga no Instagram para mais dicas. 

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial