É CARO INVESTIR EM MARKETING DIGITAL PARA CONSULTÓRIO MÉDICO?

O Marketing digital para consultório médico ainda é encarado com desconfiança por muitos profissionais, que deixam de aproveitar os benefícios devido à falta de conhecimento sobre o assunto. 

A ideia de que esta oportunidade é apenas como uma publicidade, ou até uma atitude antiética é uma visão bastante ultrapassada do Marketing Médico. 

O conjunto de estratégias pode beneficiar tanto o profissional quanto os seus pacientes. Além disso, aplicação das técnicas pode ajudar a impulsionar significativamente a quantidade de atendimentos, por isso pode valer muito a pena o investimento. 

O que é Marketing digital para consultório Médico? 

O Marketing Médico consiste em ações cujo objetivo é melhorar a percepção das pessoas sobre a atuação do profissional de saúde. 

De uma maneira geral, ele é de grande utilidade para a conquista de um volume maior de pacientes e aumento no faturamento. As ações são bastante semelhantes às empregadas para a promoção de negócios de praticamente qualquer segmento de atuação. 

 Contudo, é possível implementar o Marketing digital para consultório médico de uma forma consciente, contribuindo para o crescimento do consultório ou clínica e também para ajudar os pacientes na compressão sobre seus problemas de saúde. 

Ao final, trata-se de um investimento que pode se mostrar realmente pequeno, especialmente se comparado a todo o retorno que pode trazer. 

Quais são os benefícios do Marketing digital para consultório médico? 

A principal maneira de alcançar os benefícios do Marketing Médico é por meio de boas práticas de divulgação. 

Elas envolvem um planejamento estratégico, abordagem ética nos conteúdos, materiais para o momento pós-consulta, entre outros tipos de ações. 

No entanto, é preciso cuidado com a ética. Por isso, recomenda-se a contratação de uma agência de marketing digital experiente neste segmento, garantindo que o investimento será recompensado. 

Dessa forma, é possível alcançar os seguintes benefícios: 

Reconhecimento na internet 

Gerar conteúdo para redes sociais ou blog pode ajudar o médico ou empreendedor a alcançar mais reconhecimento na internet. 

Até porque, para que os pacientes encontrem determinada clínica ou consultório, é preciso que o negócio esteja visível. 

Nas redes sociais ou em um site próprio, o profissional pode dispor todas as informações necessárias sobre o consultório, como contato, localização, especialidade e até o valor de consultas. 

Também é recomendada a publicação de conteúdos abordando as consultas, procedimentos, tratamentos e outras informações úteis aos pacientes. 

Assim, um paciente que procurar por uma clínica geral para tratamento de coluna tende a chegar ao atendimento mais bem informado. 

Mais autoridade e confiança 

Para conquistar mais pacientes e crescer, é muito importante que a clínica ou consultório conquiste autoridade, já que as relações entre médicos e pacientes têm como base, principalmente, a confiança. 

Hoje em dia há incontáveis informações na internet, inclusive sobre a área de saúde, mas nem todas elas são seguras para os usuários. Por isso, ao investir no Marketing Médico com qualidade, é possível se destacar. 

O oferecimento de conteúdos informativos de qualidade, em um blog que realmente ajude o paciente, pode agregar muito valor ao profissional. 

Além disso, quando bem elaborado, o conteúdo sobre nutricionista para atletas pode alcançar bom ranqueamento no Google. 

Isso favorece ainda mais a visibilidade e autoridade do profissional no momento de pesquisas. 

Otimização da presença digital 

Muitos profissionais já possuem sites institucionais para as clínicas ou consultórios. Mas o Marketing digital para consultório médico pode ir muito além disso. 

A criação de um blog rico em informações e bastante atraente, bem como as adequações para exibição dos conteúdos pelos celulares e presença nas redes sociais são exemplos de otimização do Marketing Médico. 

Dessa forma, o profissional mostra que está atualizado conforme as novas tendências digitais, se aproximando do público e melhorando a visibilidade e autoridade. 

Fidelização de pacientes 

Toda a credibilidade que um profissional pode construir com o Marketing Médico pode ajudar no reconhecimento de novos pacientes, mas também contribui para a fidelização dos atuais. 

Ao estabelecer uma comunicação ativa com os pacientes, um dermatologista pode tornar mais próxima, agradável e enriquecedora a relação. 

Assim, consequentemente, fica mais fácil conquistá-los para tratamentos como o preenchimento facial com gordura. 

É válido ressaltar que estratégias de marketing bem planejadas e executadas também beneficiam os pacientes, que têm acesso a conteúdos úteis, relevantes e de qualidade para se informar sobre a própria saúde. 

Além disso, o contato entre médico e paciente tende a se estreitar com o uso de canais como o e-mail marketing, redes sociais ou possibilidade de agendamento online. 

Quais são as limitações do CFM? 

Para realizar o Marketing Médico de maneira ética, é de extrema importância ter atenção ao que determina o CFM (Conselho Federal de Medicina). 

Ele regulamenta as práticas de divulgação para os profissionais da saúde, justamente com o objetivo de estabelecer limites para preservar a ética e respeitabilidade inerentes à profissão. 

Entretanto, em nenhum momento o CFM proíbe a divulgação do trabalho médico, desde que ele seja feito de maneira séria e responsável. Alguns cuidados necessários para isso são: 

Assumir responsabilidade pelos conteúdos, indicando os números de registro médico; 

Evitar sugerir superioridade em relação a outros profissionais ou técnicas; 

Jamais oferecer garantia de resultados, mas sim comprometimento; 

Nunca fazer uso da imagem de “celebridades” para atrair pacientes; 

Não oferecer possíveis diagnósticos sem consulta prévia; 

Não utilizar a tecnologia do consultório ou clínica como diferencial; 

Evitar a autopromoção desenfreada e insistente, valorizando conteúdos úteis; 

Evitar o sensacionalismo na divulgação; 

Nunca divulgar métodos sem reconhecimento científico; 

Nunca adulterar dados estatísticos para benefício próprio; 

Não veicular informações causadoras de pânico ou medo à sociedade. 

De uma maneira geral, é possível dizer que se trata de uma questão de bom senso. A ideia é que ao abordar a necessidade de geriatra aos 40, para exemplificar, sejam preservados o decoro da profissão, uma imagem íntegra do profissional e a credibilidade do atendimento. 

Do contrário, o médico pode ter a sua imagem prejudicada ou até ser punido pela comunidade médica. 

Principais estratégias do Marketing digital para consultório médico

Para entender os custos envolvidos no Marketing Médico, recomenda-se a compreensão das principais estratégias utilizadas. 

A importância de cada uma também justifica o valor do projeto de marketing digital. Dentre as opções, destacam-se: 

Site otimizado para conversões 

O site deve funcionar como uma espécie de cartão de visitas para o consultório ou clínica. Nesse sentido, priorizar a harmonia e a identidade visual é fundamental. Além disso, o site precisa ser pensado especificamente para atrair mais clientes. 

A organização das informações, a possibilidade de agendamento online e os conteúdos voltados para as necessidades do público já representam tal otimização para conversão de potenciais pacientes em pacientes efetivos. 

Marketing de conteúdo digital para consultório médico 

O Marketing de Conteúdo é o oferecimento de postagens informativas gratuitamente. 

As postagens aumentam a visibilidade, autoridade e credibilidade do profissional, além de abordar temas de interesse do público, como a importância de fazer treinamento funcional para terceira idade. 

Trata-se de uma maneira bastante indicada de fazer uma publicidade ética, pois prioriza as dúvidas dos potenciais pacientes, mostrando disponibilidade e seriedade. 

O Marketing de Conteúdo pode ser aplicado no site do consultório, com a criação de um blog, ou ainda nas redes sociais e no e-mail marketing. 

E-mail marketing 

O e-mail marketing nada mais é do que o envio de mensagens por e-mail – uma estratégia capaz de fortalecer e nutrir um relacionamento com os pacientes. 

Por meio do e-mail marketing, com o auxílio de ferramentas de automação, é possível divulgar novidades, manter o contato com os pacientes, divulgar postagens do blog, confirmar agendamentos, lembrar de próximas consultas, etc. 

O envio de mensagens periódicas aos pacientes, é muito importante para a aproximação, e acaba rendendo fidelização e indicações, especialmente se forem personalizadas. 

Para isso, basta pedir o endereço de e-mail dos pacientes no cadastro, ou ainda, disponibilizar formulários no site e nas redes sociais. 

Desta forma, o Marketing Médico representa uma ótima oportunidade para os consultórios, clínicas, hospitais e planos de saúde, beneficiando os profissionais e pacientes, com uma relação mais próxima e confiável. 

O investimento acaba valendo a pena, com um ótimo retorno financeiro. 

Veja também:

https://rigodigital.com/conversao-em-email-4-dicas-para-sua-empresa/

Retenção de Clientes: 5 estratégias para aumentar sua receita.

Siga RIGO Digital

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial