PROMOÇÃO DE CONTEÚDO: 4 MANEIRAS DE BOTAR EM PRÁTICA.

A promoção de conteúdo é etapa que costuma ser negligenciadas por muitas empresas. Focam muito em produção, quando na verdade é na divulgação dos materiais que elas ganham mais visibilidade. Logo, quanto mais visitantes do seu público-alvo você atrai, mais resultados o conteúdo traz. 

O que é promoção de conteúdo? 

Promoção de conteúdo é um conjunto de estratégias de divulgação de conteúdos produzidos para aumentar o seu alcance. E, consequentemente, gerar resultados.  

O Marketing de Conteúdo consiste nos seguintes passos: planejamento, produção, publicação, promoção e mensuração. 

Porém, na maioria das empresas é a produção do conteúdo ganha todos os holofotes. Porém, as outras etapas costumam ser negligenciadas, principalmente a promoção de conteúdo. 

Uma das táticas de promoção de conteúdo, é jogar o link do conteúdo nas redes sociais. E é o que algumas empresas faze, mas só funciona se você souber o que está fazendo. 

Portanto, promover conteúdos não é apenas jogar links por aí. É uma etapa importante, que requer estratégia. Definição de público, escolha dos canais certos, e, claro, muita criatividade. 

Como investir em promoção de conteúdo vai impactar na minha empresa? 

Você conhece a regra 80/20? Essa regra, recomendada por diversos profissionais, diz que você deve dedicar apenas 20% do seu tempo para a produção de conteúdos. Enquanto os outros 80% vão para a promoção. Bem diferente do que vemos as empresas costumam fazerem, certo?  

A lógica é a seguinte: a promoção do conteúdo é o que garante que ele tenha visitantes interessados. E, pra além disso, que alcance os objetivos traçados pela empresa. Assim, promover conteúdos tende a valer mais a pena do que criar novos conteúdos. Entenda: 

Imagine que você publicou um conteúdo em seu blog, não promoveu, e recebeu 500 visitantes. Pense em quantas pessoas que podem se interessar pelo seu conteúdo não estão tomando ciência dele, e no quanto esse número poderia crescer se o seu conteúdo as alcançasse. Aí está o papel principal da promoção de conteúdo: fazer com que os seus materiais alcancem mais pessoas e gerem mais resultados. 

Então, por que não dedicar mais tempo ao material que você já tem, e pode alcançar muito mais pessoas apenas com um trabalho de divulgação do que só focar em produção de conteúdo sem promoção alguma? 

5 Maneiras de Colocar a Promoção de Conteúdo em Prática 

1. Invista em divulgação nas redes sociais 

As redes sociais têm um poder de alcance e engajamento enorme, não desperdice esse meio de promoção de conteúdo. 

Você pode começar pelos seus próprios canais. Nas suas páginas de Facebook e Instagram, por exemplo, você pode publicar os conteúdos que tenham mais a ver com o público de cada rede. 

A atuação da sua marca deve ser consistente entre todas as redes, mas também é preciso ser flexível para adaptar os conteúdos ao perfil de cada plataforma. 

Outra maneira de bombar a promoção de conteúdo nas redes sociais é incentivar a interação espontânea. Ou seja, fazer com que seus conteúdos se espalhem no bom e velho boca-a-boca. Podendo ainda fazer uso de botões de compartilhamento no site e CTAs que incentivem esse compartilhamento. 

Ou, você pode promover conteúdo de forma paga. Os famosos posts patrocinados. Ou seja, patrocinar posts que levem o conteúdo ao público previamente segmentado de acordo com a persona da estratégia. 

2. Use um conteúdo que deu certo em um novo formato 

Sabe aquele artigo do blog que foi um sucesso? Por que não transformá-lo em um ebook, por exemplo?  Ou de repente em um vídeo, ou em uma live… 

Você pode divulgar o mesmo conteúdo novamente e dar um novo fôlego para ele, em outra roupagem. Essa transformação também ajuda a conquistar partes diferentes do mesmo público. Por exemplo, dá a opção de ter o mesmo conteúdo em vídeo e em texto, e deixar que o visitante ecolha o formato que prefere.  

É extremamente importante não só copiar o conteúdo. Cada formato exige uma linguagem e uma abordagem diferente. 

3. Use sua lista de e-mail para promover seus conteúdos 

O e-mail é um canal de relacionamento muito interessante para manter a proximidade com os usuários e fazê-los voltar ao seu blog.  

Por exemplo, dá pra entregar as atualizações do blog diretamente na caixa de entrada dos usuários. Ou oferecer uma newsletter. 

Para otimizar o conteúdo, vale segmentar os envios. Você pode fazer isso perguntnado os interesses de cada usuário, pra assim enviar atualizações apenas sobre esses assuntos. 

Por fim, você pode criar fluxos de e-mail para nutrir seus leads com conteúdos que os ajudem a tomar sua decisão. Emos um post falando sobre isso aqui no blog. Cada conteúdo promovido deve incentivar a pessoa a avançar no funil.  

4. Mantenha sua página atualizada com novos conteúdos 

Use seu próprio site como um canal de promoção de conteúdo. Se você quer aumentar a visibilidade de um conteúdo, o caminho é divulgá-lo na sua maior e melhor vitrine: a página inicial. Esta, costuma ter maior visibilidade para novos visitantes. Pessoas que estão conhecendo a sua empresa, buscando informações sobre ela. Assim, quando um bom conteúdo aparece para esse público, você consegue engajá-lo. 

Gostou das dicas? Confira nossos pacotes e serviços no site e nos siga no Instagram para mais conteúdos. 

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial