Saiba como fazer do visitante do seu blog um leitor fiel.

Fidelizar o leitor se trata de reorganizar o conteúdo. Se adaptar as necessidades dele e garantir que ele siga no funil de vendas, rumo à decisão de compra. 

Existe muito conteúdo disponível na Internet, e isso significa que há uma grande disputa entre os conteúdos para chamar a atenção das pessoas.

Assim, é preciso pensar em como fidelizar o leitor. Em como garantir melhores experiências e maior retorno para sua empresa.

Compreendendo melhor o conceito de fidelizar alguém e quem realmente esse leitor é, você vai conseguir otimizar o seu Marketing de Conteúdo para oferecer valor e engajar as pessoas rumo à decisão de compra. 

O que significa fidelizar um leitor? 

 Limitar a definição de fidelidade a garantir que alguém retorne aos textos que produzimos é simplificar demais a questão. É preciso compreender melhor do que se trata. 

Apesar de os usuários se comportarem de uma forma inesperada e distinta, tornando difícil até mesmo traçar uma jornada em alguns casos, alguns insights ajudam a esclarecer como é possível fazê-los chegar a um grau de fidelidade. 

Um leitor fiel é quem: 

  • lê cinco vezes mais em determinado mês; 
  • visita o website da empresa quatro vezes mais em um mês; 
  • em uma sessão, consome 29% mais que o leitor comum. 

Ou seja, além de ler mais, ele volta sempre e fica por muito mais tempo no artigo, em uma única visita. Ele não somente consome mais em termos de quantidade, como também presta total atenção ao que você diz. 

O que a sua empresa deve fazer para levar os leitores a esse comportamento?

 Personalizar a comunicação. Trate seu leitor como indivíduo (e não como um número) 

O artigo precisa ser personalizado para a pessoa que está lendo, explorar suas dores, anseios, objeções, a ponto de ela se sentir tocada. Precisa ser um ambiente aconchegante para apresentar soluções.  

Na introdução, ela sente que alguém a entende. No desenvolvimento, aprende um pouco mais sobre o seu tema de interesse. Por fim, na conclusão, conhece alguma forma prática de lidar com seu problema. 

 Nesse sentido, é preciso entender o leitor como um ser humano. E não tratá-lo somente como um comprador. Ao humanizar o usuário, sua empresa gera uma conexão íntima e profunda com o leitor, e apresenta uma voz consultiva e direcionada pra ele. 

Assim, quando você desenvolve uma forte estratégia, que conta com textos que possuam essas características, é fácil chegar ao coração do leitor e fazer com que ele leia mais e se torne um leitor fiel.  

Além disso, ele fica mais tempo e sente vontade de compartilhar com outras pessoas, pois realmente vê valor naquele conteúdo. 

Ofereça Moeda Social e Valor Prático 

Jonah Berger, desenvolve em seu famoso livro Contágio, o que ele acredita serem os princípios que levam a viralizar qualquer campanha ou conteúdo.  

Entre os aspectos, ele destaca: “moeda social” e “valor prático”. Compreender ambos os conceitos é importante para avançarmos no entendimento de como fidelizar leitores.  

Do mesmo modo que o efeito viral, a fidelização depende de algo que você oferece ao visitante do seu blog. É preciso que seja algo realmente de valor, que vá além do que ele já sabe, senão não ele não vai continuar a leitura.  

Pra além disso, o conteúdo precisa ser apresentado de uma forma simples e direta, de modo que o leitor possa colocar em prática assim que acabar a leitura.

Otimize a experiência para o leitor 

Oferecer uma experiência marcante, que faz com que as pessoas não esqueçam depois que entram pela primeira vez no seu site já é um bom começo para facilitar a fidelização. 

 Para gerar essa impressão, as empresas precisam falar o idioma que os clientes usam. Incluindo o tom e a linguagem deles. 

Um bom conteúdo faz o leitor se sentir o protagonista do texto. Mesmo que não seja uma história, o visitante passa a adentrar aquele universo e se imaginar nas linhas como parte daquilo. Ele se sente especial, entende que aquilo foi produzido com cuidado justamente para ajudá-lo. 

Porém, é fundamental que tenha moeda social. Ou seja, o conteúdo precisa ser tão interessante a ponto de as pessoas compartilharem para parecerem legais entre os outros.  

Por isso, o conteúdo interativo desponta como uma ótima estratégia para fidelizar. Afinal, quem não gosta de um post que engaja e diverte enquanto ensina algo relevante?  

Assim, é possível definir: fidelizar o leitor é oferecer algo que ele não espera de qualquer outro lugar. É não tratar o usuário como algo que ele não é. Além disso, é priorizar a sua experiência.  

Por que leitores fiéis são essenciais na sua estratégia de conteúdo? 

É preciso entender, pra além de como fidelizar os leitores, o por que eles são tão importantes.

Em uma estratégia de conteúdo, é essencial desenvolver uma audiência fiel, que consuma seu conteúdo e sempre retorne ao que a empresa produz.  

Esses visitantes se engajarão com a marca e futuramente se tornarão clientes. Depois disso, eles até mesmo serão defensores da sua empresa e até divulgarão seus serviços e produtos.  

Uma vez que os conteúdos são estratégicos, personalizados e tocam nos pontos mais importantes para a persona, ela se sentirá convidada a tomar uma ação.  

Essa ação vai levá-la adiante no funil de vendas, o que ajuda na conversão. É um processo natural. Visto que, o leitor percebe valor e sente a necessidade de estabelecer uma relação comercial.  

Ou seja, é preciso enxergar as pessoas que consomem os conteúdos como clientes.

Cada decisão deve refletir seus interesses e ser pensdada para agradá-los. O que vai gerar autoridade e credibilidade no mercado.  

Sabemos que a confiança é um fator importante para garantir a fidelidade de alguém a uma marca. A pessoa precisa se sentir beneficiada e entender que vale a pena estabelecer uma negociação. Desse modo, você conseguirá vender mais e com maior frequência para essas pessoas, pois já terá estabelecido um relacionamento mais próximo. 

Fidelizar o leitor é importante não só para garantir que os usuários acompanhem o seu site e blog. Mas, também que se tornem compradores constantes dos seus produtos e serviços. 

Dessa forma, é fundamental pôr em prática essas dicas para assegurar conteúdos eficientes e poderosos, que vão ser irresistíveis para sua persona.

Gostou? Veja nossos pacotes e ofertas em nosso site, e nos siga no Instagram para mais conteúdos. 

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial