Técnicas de venda: 3 dicas para ter um bom processo e conquistar clientes.

Técnicas de venda ajudam a conquistar ótimos resultados. Boas técnicas ajudam a tomar as melhores decisões e conseguir gerar mais vendas, independentemente de objeções que surjam.  

Não há fórmula mágica para vender mais. Mas, existem técnicas valiosas, resultado de pesquisas e estudos, que podem trazer melhor posicionamento diante de objeções. 

 Conquistar clientes é um desafio, mas tudo depende de boas escolhas. Uma abordagem certeira pode ser o suficiente para derrubar desconfianças e conquistar o seu lead e, na maioria das vezes, são questões de detalhes.

O que são técnicas de venda? 

Técnicas de venda são mecanismos de negociação, abordagem e de diálogo que facilitam uma tentativa de negócio. Precisam ultrapassar objeções, envolver o cliente e o convencer a comprar.  

Essas técnicas objetivam sempre entregar uma ideia positiva sobre o produto ou serviço. Possibilitando assim, mostrar ao lead que você tem exatamente o que ele precisa, suas necessidades. As técnicas, geralmente, são desenvolvidas para funcionar em diferentes cenários. O que as faz ainda mais precisas e satisfatórias em seus resultados. Vender envolve uma série de fatores e cada cliente tem um nível maior ou menor de resistência.  

É por isso que cada técnica se encaixará de maneira distinta em situações específicas de negociações. 

Conheça as principais bases técnica para um mecanismo de negociação eficaz: 

Vendedores precisam ter sensibilidade para identificar algumas bases principais que envolvem uma negociação. As técnicas de vendas estão sempre relacionadas a questões essenciais e precisam explorar:  

  • necessidade do cliente;  
  • vantagens do produto ou serviço;  
  • características do produto ou serviço que podem gerar objeção;  
  • nível de urgência de compra que o cliente tem.  

Esses e uma série de outros fatores impactam diretamente a forma como a venda será conduzida. E, consequentemente, qual técnica terá que ser implementada. Naturalmente, muito dessa percepção é adquirido com o tempo, mas conhecer técnicas é essencial para entender qual delas será utilizada em determinado momento. 

3 dicas para ter um bom processo de vendas e conquistar clientes 

Um processo de vendas eficaz precisa ser adaptável, ou seja, o foco está em fechar negócio de acordo com o cliente e o produto. Cada situação demanda um tipo de esforço diferente e, consequentemente, isso vai influenciar o processo e como ele é estruturado. 

A seguir, confira algumas dicas gerais para um bom trabalho. 

1. Encontre o lead ideal e foque no consumidor 

Um processo de vendas de sucesso é aquele que não se prende ao que a sua empresa quer falar para os leads, mas sim, no que eles querem, ou seja, é preciso focar o consumidor. Aprimorar a forma como a sua empresa apresenta o seu produto para os possíveis clientes aumenta as chances de conversão.  

A abordagem correta deixa claro quais são os benefícios do seu produto e como ele atende às necessidades do seu lead. O processo de geração de leads vai adicionar diversas novas oportunidades de negócio para o pipeline de vendas dos vendedores. A verdade é que nem todos esses leads estão prontos ou dispostos a entrar em negociação com você. 

2. Defina o valor do seu produto 

 Dentro de um mercado, existem duas propostas de valor básicas: aquela que o seu produto oferece e aquela que o seu concorrente oferece. O trabalho de valorização do que vende é o que será decisivo para gerar um negócio. É essencial saber destacar as qualidades do que é oferecido e, principalmente, de que maneira ele pode ajudar a suprir necessidades e dificuldades que o cliente tem. O trabalho de destacar as vantagens também passa por fazer isso de forma comparativa com o concorrente. A diferenciação é uma das armas de venda mais esquecidas pelos vendedores e, por isso, tantos perdem boas oportunidades.  

3. Saiba lidar com as objeções 

Bons resultados em vendas dependem de saber como lidar com qualquer objeção do lead que o impeça de fechar uma venda. É preciso trabalhar a habilidade de entender quando ele está pronto para fechar negócio, e qual é a técnica certa para realizar essa venda. A negociação começa com o entendimento do cliente. ´É preciso superar as objeções dele. Se o lead acredita que você está trabalhando de acordo com os interesses dele, a probabilidade de ser mais honesto e atuar em conjunto para fechar um negócio interessante é muito maior. As técnicas de vendas ajudam a superar objeções e a contornar situações desfavoráveis.  
 

As técnicas de venda ajudam a superar objeções e a contornar situações desfavoráveis. Clientes estão em busca das melhores condições de compra, da mesma forma que os vendedores desejam fechar negócios. A partir disso, é necessário ter flexibilidade e saber como entregar o que o lead deseja como produto ou serviço. 

Um processo de vendas eficaz depende da estruturação de um funil que ajude a mapear boas oportunidades de conversão. Confira uma planilha que pode ajudar nesse trabalho! 

Gostou? Veja nossos pacotes e ofertas em nosso site, e nos siga no Instagram para mais conteúdos. 

Siga esta Página do Instagram

@michel.gomes.oficial