Marketing Digital

Marketing Digital

Marketing Digital - O que é melhor

CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL OU FAZER INTERNAMENTE?

Um Post de RIGO.

Um dos maiores desafios para as empresas, sobretudo em momento de crise, é a captação de clientes. Sem clientes não há negócio, correto? E a melhor maneira para vencer esta barreira, é fundamental estruturar um bom plano de marketing e implementar uma estratégia de vendas, unindo as duas áreas. Com isso, sempre vem a pergunta, se devo contratar uma agência de marketing ou se é melhor fazer tudo internamente?

Diversos empresários, na sua maioria das pequenas e médias empresas, acabam optando por internalizar o marketing e realizá-lo in house. No entanto, quando sua empresa não é especializada nisso, vem junto o maior desafio, que é realizar o próprio marketing! Este fator pode acabar tirando o foco da sua especialidade (seu produto ou serviço) e sobrecarregar sua equipe, prejudicando sua produtividade e seus resultados.

Em contrapartida, contratar uma agência de marketing pode trazer benefícios efetivos para seu negócio. É importante que seja uma decisão bem fundamentada, escolhendo um parceiro alinhado aos seus valores, com experiência em seu mercado e na especialidade desejada.

Muito importante entender que é certo que 80% das pessoas que contratam este tipo de serviço, acham que a empresa especialista só está ali para ganhar dinheiro. é claro que dinheiro move a economia e é importante, mas sabendo ou enxergando que o objetivo será certamente trazer o melhor resultado para os seus clientes e consequentemente analisar estes resultados para que eles estejam sempre melhorando. não podemos esquecer que o melhor marketing é o da indicação pois ele vem com o maior gatinho mental, o da autoridade.

Neste post, analisaremos os prós e contras das 3 alternativas de como trabalhar o marketing digital da sua empresa:

ALTERNATIVA 1: CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING

PRÓS DE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING

Uma das vantagens em contratar uma agência de marketing especializada é ter acesso imediato a todas as ferramentas, tecnologias, estratégias e recursos disponibilizados pela agência.

Também, você contará com uma equipe preparada para auxiliá-lo na implementação dos planos e processos de marketing necessários. Afinal, são muitos profissionais necessários para projetar, aplicar, monitorar e analisar uma estratégia de marketing de sucesso: redatores especializados, gerente de conteúdo, designers, programadores, analistas de Google Ads, Mídias Sociais e estrategistas.

Em conjunto com a agência, você construirá um planejamento de marketing digital com maior aderência e potencial de retorno feito exclusivamente para o seu negócio.

CONTRAS DE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING

Um dos pontos negativos mais levantados para a terceirização da operação é o fator orçamentário. Como empresário, é preciso levar em conta se o investimento de contratar uma agência de marketing está dentro da realidade da empresa. E qual o retorno que este investimento trará em visibilidade, vendas e faturamento.

Outra questão a ser considerada é que parte do conhecimento sobre sua estratégia de marketing digital ficará com a agência. Para minimizar este fator, considere sempre ter uma equipe interna para trabalhar em parceria com a agência.

É interessante também, procurar uma agência que tenha experiência no setor ou segmento que sua empresa atua no mercado. Assim, você economiza o tempo de ter que instruir e informar sobre as peculiaridades de sua área de negócios.

Se você optar em contratar uma agência, também é importante avaliar quais são suas especialidades, a fim de não obter resultados diferentes dos esperados. Há agências focadas em técnicas mais tradicionais de marketing (como anúncios em rádio, TV, jornal), outras em eventos, outras em marketing digital. Para otimizar os resultados e evitar surpresas negativas, busque um parceiro com expertise na área desejada.

Além disso, você não estará apenas contratando posts no Facebook, cards para Instagram ou textos para seu blog. Você receberá da agência pesquisas, análises estratégicas, insights para seu negócio e uma mensuração de todos os resultados obtidos.

Outro benefício é o foco no sucesso de seu negócio, pois a obtenção dos resultados que você procura está ligado diretamente à reputação da agência.

Assim, você ganhará uma importante parceira no crescimento da sua empresa!

QUANDO CONTRATAR UMA AGÊNCIA

O cenário mais adequado para contratar uma agência de marketing digital deve ser quando:

  • você deseja melhorar os resultados de sua empresa com rapidez;
  • seus recursos humanos internos são limitados;
  • possui uma fraca presença digital, com pouca visibilidade e sem uma identidade definida;
  • seu conhecimento em marketing e nas ferramentas necessárias para análises, conversão de clientes e geração de leads são mínimos;
  • já investe em marketing digital, mas não obtém retorno e sua equipe não sabe como resolver o problema;
  • tem dificuldade em definir e achar seu público alvo
  • não possui uma estratégia de posicionamento de mercado consistente;
  • não gera métricas para análise dos resultados ou não consegue interpretar os dados.

Em resumo, quando você necessita dos melhores processos e sistemas para implementar seu projeto de marketing e não possui uma estrutura básica interna, é recomendado procurar uma agência de marketing digital que atenda os seus objetivos.

ALTERNATIVA 2: FAZER INTERNAMENTE O MARKETING DIGITAL (COM A EQUIPE ATUAL)

PRÓS DE TRABALHAR O MARKETING DIGITAL INTERNAMENTE (COM A EQUIPE ATUAL)

Ao trabalhar internamente o marketing digital de sua empresa, você mantém os conhecimentos sobre seu negócio, clientes e parceiros, restritos aos seus funcionários, sem compartilhá-los externamente.

O treino de sua equipe pode ser mais rápido do que repassar todas as políticas, orientações e dados importantes sobre a empresa para um novo funcionário.

Esta pode ser ainda uma oportunidade para promover talentos internos, especializando-os em ferramentas de inbound marketing e marketing digital.

CONTRAS DE TRABALHAR O MARKETING DIGITAL INTERNAMENTE (COM A EQUIPE ATUAL)

Ao decidir não contratar uma agência de marketing digital, você deverá contar com um longo período de aprendizagem, para que a estrutura e eficácia dos seus processos internos de marketing sejam organizados e gerem qualidade em vendas e conversão de clientes.

É importante ter em mente que sua empresa não é especialista em design ou em ferramentas digitais, então, é possível que a qualidade e a agilidade das entregas não seja a mesma gerada por um parceiro profissional.

Outra questão que precisa ser relevada é que se você possui uma equipe enxuta, que já atrasa as entregas de suas tarefas, a sobrecarga de mais essa função poderá comprometer todos os fluxos e resultados de seu negócio.

Também, sua equipe deverá estar motivada para aprender novas funções, estudando continuamente as diversas metodologias, estratégias e ferramentas que possibilita realizar um plano de marketing efetivo.

QUANDO IMPLEMENTAR INTERNAMENTE O MARKETING DIGITAL (COM A EQUIPE ATUAL)

Lembre que trabalhar com marketing digital internamente é um projeto a longo prazo.

Você poderá utilizar um especialista já nascido em sua cultura empresarial e incentivar práticas de marketing digital. Basta possuir tempo e recursos para isso.

Quando a equipe está em busca de novos desafios e consegue manter sua produtividade e motivação, mesmo com o acréscimo de responsabilidades.

Ou ainda, se sua empresa não tem capital para investir em novos talentos na área mas está empenhada em implementar o marketing digital em sua organização.

ALTERNATIVA 3: FAZER INTERNAMENTE O MARKETING DIGITAL (COM A CONTRATAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES)

PRÓS DE TRABALHAR O MARKETING DIGITAL INTERNAMENTE (COM A CONTRATAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES)

Ao contratar um novo talento para colaborar com o marketing de sua empresa você retém os conhecimentos e as ferramentas internamente e pode desenvolver uma estrutura organizacional mais flexível, lidando com menos processos ou sistemas conflitantes. Outra vantagem é que você terá profissionais que poderão orientar e educar o restante de sua equipe sobre as melhores práticas em marketing digital.

CONTRAS DE TRABALHAR O MARKETING DIGITAL INTERNAMENTE (COM A CONTRATAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES)

A desvantagem principal em contratar uma nova equipe de funcionários para sua empresa é que você não terá infraestrutura prévia de marketing, e talvez seja difícil gerenciar e encontrar os talentos que se adaptem a esse cenário.

Além disso, você precisará escolher em ter um profissional que sabe um pouco de tudo ou um especialista para cada área necessária. No primeiro caso, talvez você não consiga a qualidade que deseja, e no segundo caso, bons profissionais são sempre caros.

Outra desvantagem importante de se considerar é que contratando uma equipe você precisará pagar os encargos trabalhistas, décimo terceiro, férias e eventuais surpresas com passivos trabalhistas. Contratando uma agência você terá um vínculo B2B. Por isso, na maioria das vezes, somando todos encargos, contratar uma agência acaba ficando mais barato do que contratar um único profissional generalista.

QUANDO CONTRATAR NOVOS COLABORADORES ESPECIALISTAS EM MARKETING DIGITAL

Uma boa hora para realizar a contratação de um novo colaborador especialista na área é quando você deseja internalizar serviços já realizados com freelancers ou agências. Ou, quando a área em questão é altamente técnica e você precisa realizar essas ações e estratégias internamente.

Também é adequado investir em um novo funcionário especializado quando sua empresa não tem funcionários suficientes para suprir essa demanda, mas não pode contratar uma agência.

Quando as pressões da concorrência ainda não são relevantes e há tempo para sua empresa recrutar, contratar e treinar um novo funcionário.

CONCLUINDO

Todas as opções têm seus prós e contras e a decisão final do melhor modelo para seu negócio deve ser feita a partir de uma análise detalhada.

Não é porque um concorrente adotou um modelo que este também funcionará para sua empresa. Seus objetivos, recursos e valores são completamente diferentes, demandando estratégias distintas.

Se você entende que o melhor para sua empresa é contratar uma agência, faça contato com a RIGO Digital. Uma excelente opção de Agência de Marketing Digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *